TOQUE DA CIDADE EM ÁUDIO, VÍDEO E A CORES

SUS restringe testes de coronavírus a grupos de risco e pessoas com sintomas graves. Moradores de Cotia relatam que mesmo com sintomas de coronavírus não conseguiram fazer o teste nas unidades de emergência da Cidade.


Desde ontem (17), estamos recebendo mensagens de moradores de Cotia relatando que foram até o Hospital de Cotia e UPA, devido a estarem com sintomas de coronavírus, porém o teste para verificação não foi feito.
Segundo informado pelo Ministério da Saúde, somente pacientes que integram o grupo de risco e com sintomas graves do Covid-19, o novo coronavírus, que precisarem de internação, serão submetidos ao teste para confirmar a doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda o Ministério da Saúde informa que já com a transmissão nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o número de casos suspeitos tende a aumentar, porém a testagem para coronavírus será feita somente em casos graves, nos pacientes internados.

Nos demais casos, considerados leves, segundo o ministério, é levado em conta o critério clínico epidemiológico. Por exemplo, o médico atendeu, viu que é um paciente jovem, cuidou do pai com coronavírus e apresenta sintomas, o médico notifica como caso da doença.”

O Ministério da Saúde também anunciou que será publicado um chamamento público para empresas que possam oferecer matéria prima para produção de testes para diagnóstico do coronavírus. Segundo a pasta federal, foram encomendados novos testes para a Fiocruz. 

A previsão é de que em abril sejam entregues mais 40 mil kits para análise laboratorial do coronavírus. “Esse montante é parte de uma nova remessa, além dos 30 mil disponibilizados inicialmente pela Bio-Manguinhos”, informou em nota.

Os testes, segundo o ministério, serão distribuídos de acordo com a produção. “Até o fim desta semana concluímos a capacitação dos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) do país e com isso, todos os estados estarão aptos a realizarem a testagem para o coronavírus”, divulgou

O ministério foi questionado sobre a quantidade de testes disponibilizados ao SUS no Estado de São Paulo, bem como o tempo de espera para o resultado do exame, mas não respondeu tais perguntas. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo também foi questionada sobre o uso dos testes, mas não enviou resposta até o momento.

Cotia/SP



Postar um comentário

0 Comentários